Política e Administração Pública

Comissão rejeita saque em FGTS para compra de ações

15/08/2008 - 16:03  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público rejeitou, na última quarta-feira (13), o Projeto de Lei 3039/00, do ex-deputado Júlio Redecker, que autoriza saques no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de ações de empresas privadas de capital aberto.

O relator na comissão, deputado Mauro Nazif (PSB-RO), defendeu a rejeição da proposta por considerar que esse tipo de aplicação, mesmo limitada a 50% do saldo da conta vinculada do trabalhador (limite imposto no texto do projeto), é arriscada "tendo em vista a possibilidade de os rendimentos das ações de empresas privadas serem negativos".

Nazif também sugeriu – e a comissão acatou – a rejeição do PL 5023/01, do ex-deputado José Carlos Coutinho, que, entre outras medidas, autoriza a aplicação de até 50% do FGTS em cotas dos fundos mútuos de privatização para negociações no âmbito do Programa Nacional de Desestatização.

Tramitação
Os projetos tramitam em caráter conclusivo e ainda serão analisados pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão analisa aplicação do FGTS em fundos de ações
Governo rejeita aplicação de recursos do INSS na bolsa
FGTS poderá ser usado para pagar dívida com poder público

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3039/2000

Íntegra da proposta