Política e Administração Pública

Comissão aprova inclusão de clínica médica no Supersimples

13/08/2008 - 11:25  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei Complementar 94/07, do deputado Jofran Frejat (PR-DF), que permite às clínicas médicas e aos serviços médicos e assemelhados a opção pelo Simples Nacional (Supersimples). A proposta altera a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar 123/06).

As regras atuais excluem do Supersimples as microempresas ou empresas de pequeno porte que prestem serviços de natureza intelectual, técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, o que enquadra a maioria dos profissionais liberais. A vedação não se aplica a creches, pré-escolas e estabelecimentos de ensino fundamental, entre outros prestadores de serviço.

O autor argumenta que a limitação não faz sentido, uma vez que o objetivo do programa é reduzir a carga tributária e simplificar as obrigações dos negócios que se enquadram na definição legal de micro e pequena empresa.

Segmento importante
A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Jurandil Juarez (PMDB-AP). Ele afirmou que as atividades médicas incluem-se em um segmento econômico importante, tanto pelos serviços que presta à população como pela necessidade de investimentos em atuação técnica e equipamentos.

"O incentivo tributário e econômico seria justificável para a difusão de um maior número de clínicas médicas e prestadores de serviços médicos, para aumentar a rede de atendimento à população, melhorar sua qualidade e promover a redução do custo desses serviços", explicou o relator.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Comissão aprova novo prazo para Supersimples em 2008

Reportagem - Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 94/2007

Íntegra da proposta