Economia

Comissão sobre energia realiza duas reuniões nesta semana

11/08/2008 - 09:47  

A Comissão Especial de Fontes Renováveis de Energia promove nesta semana duas audiências públicas com representantes do setor. A primeira está marcada para terça-feira (12), às 14h30, no plenário 14. Foram convidados o diretor-executivo do Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Dasol) da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), Carlos Faria; o coordenador da iniciativa Cidades Solares do Dasol, Délcio Rodrigues; e o superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão da Cemig, Evandro Leite Vasconcelos.

A reunião foi sugerida pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Na ocasião, também poderá ser votado requerimento para realização de audiência para discutir a pesquisa sobre a produção de etanol a partir de celulose. O requerimento foi apresentado pelo deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP). Ele sugere que sejam convidados para o debate o físico Rogério Cezar Cerqueira Leite, professor da Unicamp e coordenador do Projeto Bioetanol; o consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Alfred Szwarc; e o vice-presidente da Dedini Indústrias de Base, José Luiz Olivério.

Professores
A segunda audiência está marcada para quarta-feira (13), às 14h30, também no plenário 14. Foram convidados os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Roberto Schaffer, de Planejamento Energético; Paulo Emílio Valadão de Miranda, do Laboratório de Hidrogênio; e Segen Farid Estefe, do Laboratório de Tecnologia Submarina; e o presidente do Conselho Gerenciador do Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio), José Roberto Moreira.

Essa reunião foi sugerida por Paulo Teixeira, Duarte Nogueira e também pelo deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Na audiência, Loures espera discutir o estudo "Mudanças Climáticas e Segurança Energética no Brasil", produzido pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). Já Paulo Teixeira quer discutir o uso do hidrogênio no desenvolvimento de células combustíveis e também a energia gerada pelas ondas do mar. Duarte Nogueira, por sua vez, quer informações sobre o uso da biomassa como fonte eficiente de energia no Brasil.

A Comissão Especial de Fontes Renováveis de Energia foi instalada no fim de junho para analisar uma série de projetos sobre o tema, entre eles o PL 630/03, do ex-deputado Roberto Gouveia, que prevê incentivos ao uso de energia renovável.

Notícias anteriores:
Empresas temem tarifa maior para custear energia renovável

Da Redação/NN

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.