Deputado quer que escolas ofereçam leitura orientada
28/07/2008 - 17:23
O Projeto de Lei 3477/08, do deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), inclui a prática da leitura didaticamente orientada no currículo obrigatório da educação básica. De acordo com o parlamentar, a escola não tem sido capaz de ensinar a ler. "É consenso, contudo, que a leitura é o meio, por excelência, de se adquirir informação em qualquer área do conhecimento. Se os alunos brasileiros não sabem ler, não se pode esperar que tenham bom desempenho escolar", afirmou.
O parlamentar apontou a pesquisa Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) – para demonstrar a gravidade da situação. O INAF/2007 mostra que 72% dos jovens e adultos brasileiros não dominam plenamente as habilidades de leitura e de escrita. Desses, 7% são analfabetos totais e 65% são alfabetizados funcionais, pois apresentam, em diferentes graus, comprometimento da capacidade de utilizar a leitura e a escrita para resolver situações cotidianas, perceber informações e compreender a própria realidade.
Entre os considerados analfabetos totais, 73% estudaram até a 4ª série do ensino fundamental; 12% cursaram ou cursam de 5ª a 8ª série; e 1% estava cursando ou cursou o ensino médio. "Saber ler, assim como qualquer atividade, exige experiência. Defendemos que essa experiência seja sistemática e mediada por profissionais devidamente preparados", prossegue.
O deputado defendeu que os alunos tenham oportunidade de ler livros e outros tipos de textos, em suportes diversos, sobre assuntos variados, na própria escola, não apenas como tarefa de casa.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
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Reportagem – Vania Alves
Edição - Patricia Roedel
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