Consumidor

Projeto obriga ciclistas e passageiros a usarem capacetes

10/07/2008 - 16:25  

A Câmara analisa projeto que torna obrigatório o uso de capacete por condutores e passageiros de bicicleta (PL 3348/08). A proposta, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), estabelece ainda que os ciclistas andem segurando o guidom com as duas mãos e que os passageiros sejam transportados exclusivamente na garupa do veículo. Caso o passageiro seja menor de cinco anos de idade ou não tenha condições de cuidar da própria segurança, deve, segundo o texto, ser acomodado em assento especial especificado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei 9.503/97), que, segundo o deputado, é omisso no que se refere a normas de segurança para ciclistas. Dr. Talmir assinalou que a bicicleta circula com velocidades limitadas, mas é instável, porque apoia-se em apenas duas rodas. "Essa fragilidade deixa o condutor e o passageiro extremamente expostos a danos seríssimos, quando não fatais", avaliou.

Cidades pequenas
O parlamentar destacou que, em bairros populares e zonas industriais, a bicicleta é muito usada, inclusive para transportar familiares, o que, muitas vezes, ocorre de forma inadequada. "Preocupação maior com as bicicletas e seus condutores deve-se ter nas cidades menores, principalmente em zonas de comércio ou nas áreas atravessadas por rodovias", ressaltou.

O projeto traz também sanções para os ciclistas que não respeitarem as normas de segurança propostas. Segundo o texto, esse tipo de infração será considerada média e pode resultar em multa e na retenção da bicicleta.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara desobriga ciclistas de terem campainha e espelho
Transportes aprova homicídio doloso para atropelamentos

Reportagem - Adriana Resende
Edição - Renata Tôrres
Colaboração - Jamila Tavares

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3348/2008

Íntegra da proposta