Cidades e transportes

Orçamento vai acelerar crédito para Rio disputar Olimpíada

01/07/2008 - 20:20  

O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), afirmou nesta terça-feira ao ministro do Esporte, Orlando Silva, que o colegiado fará todo o esforço para garantir tramitação rápida ao crédito suplementar de R$ 85 milhões para promover a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Ribeiro Filho designou nesta terça-feira o deputado Gilmar Machado (PT-MG) para relatar o Projeto de Lei (PLN) 13/08, que libera os recursos para o ministério. A proposta pode ser votada pela comissão ainda nesta semana, junto com o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2009.

Ribeiro Filho espera que o Congresso vote o projeto antes do recesso parlamentar, com início previsto para 18 de julho. "Temos recebido missões impossíveis e estamos conseguindo chegar lá", observou o deputado.

O ministro disse que o crédito precisa ser liberado o mais rapidamente possível para permitir a promoção da candidatura do Rio durante a Olimpíada de Pequim, em agosto. O governo brasileiro terá um espaço para promover o turismo e as belezas naturais do País.

Também estão previstos estudos de viabilidade econômica e de impacto ambiental e a contratação de consultorias internacionais para avaliar as condições do Rio e preparar o dossiê de candidatura. Esse dossiê será entregue ao Comitê Olímpico Internacional em fevereiro do ano que vem. A escolha da cidade-sede ocorrerá em setembro de 2009. Concorrem também as cidades de Chicago (EUA), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha).

Orçamento para os jogos
Perguntado sobre o orçamento para as Olimpíadas, Orlando Silva respondeu que o Brasil aprendeu com a experiência dos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007. Ele informou que já estão em andamento estudos para que esse orçamento não precise ser revisto a todo momento, como aconteceu nos preparativos para o Pan.

Na reunião com Ribeiro Filho, o ministro esteve acompanhado por medalhistas olímpicos: o iatista Marcelo Ferreira, a jogadora de vôlei Fernanda Venturini e o ex-jogador de vôlei Bernard.

Notícias anteriores:
Subcomissão acompanhará candidatura do Rio às Olimpíadas
COB: leis têm contribuído para evolução do esporte
Deputados pedem desbloqueio de verba destinada ao esporte
Deputado elogia plano de segurança do Pan
General lança dúvidas sobre ações de segurança no Pan
Deputado diz que problemas do Pan foram equacionados
COB: Execução dos projetos aumentou custos do Pan 2007
Ministro nega irregularidades nos preparativos do Pan

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Francisco Brandão
Com informações da Agência Senado

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.