Cidades e transportes

Projeto prevê melhor iluminação para faixa de pedestre

01/07/2008 - 15:26  

O Projeto de Lei 3193/08, que tramita na Câmara, estabelece que as faixas de pedestres devem ser indicadas por um sinal luminoso e bem iluminadas. De autoria do deputado Antônio Bulhões (PMDB-SP), a proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei 9.503/97), que atualmente não define regras sobre a sinalização e luminosidade nas faixas.

O autor do projeto ressalta que a faixa de pedestres salva vidas e tem contribuído para reduzir o número de atropelamentos. Apesar disso, segundo o parlamentar, durante a noite ainda acontecem muitos acidentes em ruas mal iluminadas. "De noite, a sinalização luminosa indicando as faixas de pedestres e iluminação adequada são essenciais para que os condutores enxerguem os pedestres a uma distância suficiente para frear e evitar o atropelamento", avalia.

Números
O parlamentar afirma, citando matéria publicada no jornal Correio Braziliense, em 12 de dezembro de 2006, que a capacidade de visão é reduzida naturalmente em 30% em condições de pouca luminosidade. Isso implica maior lentidão nos reflexos e na perda da noção de distância e de profundidade, especialmente para pessoas com problemas de visão, como miopia, catarata, glaucoma, entre outros.

Antônio Bulhões cita também levantamento do Departamento de Trânsito (Detran) de Brasília feito no ano passado e que mostrou que 45% dos acidentes com morte entre janeiro e setembro de 2006 ocorreram das 18h às 23h, sendo que ciclistas e pedestres foram as principais vítimas.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova regra para pedestre atravessar na faixa
Projeto obriga pedestre a acenar para atravessar na faixa

Reportagem - Adriana Resende/SR
Colaboração - Jamila Tavares

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3193/2008

Íntegra da proposta