Consumidor

Defesa do Consumidor aprova ácido fólico no açúcar

20/06/2008 - 20:12  

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (18) o Projeto de Lei 1683/07, do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que obriga os fabricantes de açúcar a acrescentar ácido fólico (vitamina B9) ao produto. O objetivo é facilitar a presença da substância na alimentação diária dos brasileiros, sobretudo de gestantes e mulheres que amamentam, para evitar doenças congênitas e degenerativas.

O deputado lembra que a carência de vitamina B9 pode causar disfunções na formação dos embriões, como os defeitos de fechamento de tubo neural (DFTN). Entre as conseqüências dessa deficiência, estão a anencefalia e problemas mentais. A relatora, deputada Luciana Costa (PR-SP), também cita estudos recentes sobre a importância do ácido fólico na prevenção do mal de Alzheimer.

Segundo o deputado Dr. Ubiali, a opção pelo açúcar "se justifica pelo fato de ser o produto mais consumido por gestantes". Além disso, ele ressalta que o Brasil é o maior consumidor mundial per capita desse alimento. O deputado informa ainda que a adição de ácido fólico ao açúcar não modifica o sabor nem o aspecto do produto, além de não representar aumento de custos.

Fiscalização
Segundo a proposta, o percentual de ácido fólico adicionado ao açúcar será estipulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As embalagens do produto deverão conter informações sobre a quantidade adicionada e seus efeitos. Uma emenda supressiva apresentada pela relatora retira do projeto a aplicação de multa pelo descumprimento da norma, definindo que caberá à Anvisa fiscalizar a adição e punir a indústria açucareira na forma da lei.

O ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Também conhecido como folato, é encontrado na natureza, sobretudo nas folhagens verde-escuras como agrião, rúcula, couve e espinafre. Como a alimentação do brasileiro é pobre em verduras, o deputado considera a adição ao açúcar uma alternativa para suprir a carência. A necessidade diária, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é correspondente a duas porções de salada verde.

Tramitação
O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Embalagens para leite longa vida podem ser regulamentadas
Indústrias de trigo e massas rejeitam mistura de farinhas
Câmara aprova adição de ácido fólico em farinhas

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.brJPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1683/2007

Íntegra da proposta