Consumidor

Projeto dá direito a voto a acionistas preferenciais

20/06/2008 - 13:59  

O Projeto de Lei 2937/08, do Senado, concede direito a voto aos acionistas preferenciais quando estes não receberem nenhuma forma de dividendo no prazo previsto em estatuto - que não pode ser superior a três anos. Segundo o texto, os acionistas preferenciais terão direito a voto até que o pagamento seja realizado. O autor do projeto, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), afirma que a proposta vai proteger esses acionistas, que nem sempre podem influir nas decisões da empresa.

Atualmente, a Lei 6.404/76 (Lei das S.As.) já autoriza o direito a voto para os acionistas preferenciais caso a empresa não pague os dividendos fixos ou mínimos no prazo previsto em estatuto (de até três anos consecutivos). O senador afirma, no entanto, que muitas empresas se aproveitam de uma brecha na lei e distribuem valores irrisórios a esses acionistas, evitando que eles tenham direito a voto.

"Os grupos controladores encontram na lei instrumentos para oprimir não só os minoritários com direito a voto, mas também os titulares de ações preferenciais sem direito a voto", afirma Raupp.

Em sua opinião, a proposta vai conferir maior segurança jurídica ao investidor, fortalecendo o mercado de capitais no Brasil. "Os preferencialistas adquirirão o direito de voto no caso de a administração - que age por ordem do acionista controlador - deixar de pagar dividendos, seja com o intuito de se apropriar dos ganhos dos minoritários, seja porque a gestão ineficiente não gerou os resultados esperados pelos acionistas."

Tramitação
O projeto tem regime de prioridade e será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão veda distribuição de lucro por empresa com débito

Da Redação/PT
Com informações da Agência Senado

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2937/2008

Íntegra da proposta