Dados oficiais revelam qualidade de aprendizagem

16/06/2008 - 20:29  

Durante o Seminário Internacional sobre Educação a Distância, realizado nesta segunda-feira pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara, os participantes citaram dados do governo brasileiro que comprovam a qualidade dos cursos dessa modalidade.

O diretor da Unisul Virtual, João Vianney, destacou que, em nove das treze áreas analisadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2005 e 2006, os alunos de educação a distância tiveram desempenho superior ao dos estudantes dos cursos com presença em sala de aula.

Segundo ele, os dados "jogaram por terra a tese de que os resultados da educação a distância seriam piores".

Perfil
João Vianney traçou, com base em dados do Ministério da Educação, o perfil dos estudantes dessa modalidade no Brasil. Eles são mais velhos, menos brancos, mais pobres, trabalham mais, têm mais filhos e têm pais com menor nível de escolaridade do que os alunos dos cursos convencionais.

As pesquisas também revelam que os alunos de cursos a distância estudam mais tempo por semana e mostram maior dedicação do que os matriculados nos cursos regulares. "São pessoas que lutam contra uma série de dificuldades e entendem a educação a distância como uma chance de ingressar no ensino superior, porque oferece flexibilidade em horários e locais de estudo, mas exige disciplina, determinação e dedicação", resumiu Vianney.

Universalização
Para o professor, a sociedade precisa superar algumas questões culturais. "O Brasil costumava ver a universidade como um direito de elites, mas precisamos pensar a educação como um direito de todos e universalizar não apenas o ensino fundamental, mas fortalecer o ensino médio e o superior", defendeu.

Ele ressaltou que é preciso cumprir a Constituição. "Não podemos deixar que a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394/96) sejam restringidas por instrumentos menores. Há uma confusão entre autonomia de regulação e competências de regulação, e isso restringe a expansão do ensino a distância com qualidade", concluiu.

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.