Agropecuária

Escola rural terá acesso à internet até o fim de 2013

10/06/2008 - 20:34  

Os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) serão usados para conectar todas as escolas rurais à internet até o final de 2013. A medida está prevista no substitutivo do deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE) ao Projeto de Lei 1481/07, que trata da implantação de redes digitais de informação (incluindo computadores com acesso à internet) na educação pública e privada, do ensino básico até o superior.

No texto original, de 2007, eram beneficiadas apenas as escolas da área urbana. Porém, o relator lembra que, em abril de 2008, houve uma mudança no Plano Geral de Metas de Universalização, por meio do Decreto 6424: ficou estabelecida a obrigatoriedade de as concessionárias de telefonia fixa implantarem o backhaul ("estrada" de banda larga para internet) em todas as sedes municipais. Como isso resolveu o problema das escolas urbanas, faltou beneficiar as rurais. "Assim, conectá-las à internet deve ser uma das prioridades da aplicação dos recursos do Fust", explicou o relator.

O Ministério das Comunicações vai fixar anualmente o montante dos recursos que serão aplicados na implantação das redes digitais.

Essência
Lustosa disse que preservou em seu substitutivo a essência da proposta original do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que é a de garantir o acesso à internet nas escolas.
O substitutivo de Lustosa define o conceito de universalização como "garantir a todos o acesso a tecnologias de informação e comunicação de qualidade, independentemente de sua condição social, de sua renda ou da localização de seu domínio, local de estudo ou de trabalho, privilegiando aqueles menos favorecidos".

Nova data
A análise do substitutivo estava prevista para esta terça-feira na comissão especial que trata do assunto. Porém, os deputados Paulo Bornhausen (DEM-SC) e Julio Semeghini (PSDB-SP) pediram vista do texto, e, com isso, a discussão e a votação ficaram para a próxima semana.

Notícias anteriores:
Relator mudará política de recursos para redes digitais
Anatel: preço e infra-estrutura limitam a inclusão digital
Operadoras pedem transparência nos recursos do Fust
Empresas querem uso mais amplo de recursos do Fust
Governo defende uso do Fust para informatizar escolas
Instalada comissão especial sobre computadores em escolas

Reportagem - Oscar Telles
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.