Chinaglia lembra ações ambientais da Câmara

05/06/2008 - 21:07  

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, lembrou, na comissão geral, que assinou hoje convênio com o Governo do Distrito Federal (GDF) para revitalizar o Bosque dos Constituintes. Nesse jardim público, que fica em frente à Praça dos Três Poderes, os parlamentares constituintes plantaram centenas de árvores há 20 anos, em homenagem ao artigo 225 da Constituição Federal, que trata do meio ambiente. Atualmente, o espaço abriga cerca de 800 árvores de 20 espécies.

A iniciativa vai recuperar parte da história do Parlamento. "Vai ser um parque histórico aberto à visitação pública", disse Chinaglia, lembrando que a Constituição brasileira de 1988 inaugurou o tema Meio Ambiente.

O presidente da Câmara lembrou ainda que a Casa foi o primeiro Parlamento do mundo a neutralizar suas emissões de carbono. Para isso, a instituição assinou convênio com a organização SOS Mata Atlântica a fim de plantar 12 mil árvores.

Chinaglia também pretende assinar convênio com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para subsidiar a elaboração e análise de projetos de lei. "Pretendemos fazer uma parceria com o Inpe para que a Câmara acompanhe as informações on-line, agindo em defesa do meio ambiente, notadamente da floresta Amazônica."

Reportagem - Cristiane Bernardes e Oscar Telles
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.