Política e Administração Pública

Congresso analisará recursos para reajustar servidores

29/05/2008 - 19:03  

O Congresso Nacional deve analisar nos próximos dias projeto de lei enviado pelo Poder Executivo que pede a abertura de crédito extraordinário de R$ 7,560 bilhões para custear o reajuste salarial de servidores públicos, civis e militares, previsto no Plano Geral de Cargos, contido na MP 431/08.

A nova proposta (PLN 5/08) substitui a Medida Provisória 430/08, que será considerada nula assim que o Congresso aprovar o PLN 5/08. O teor da MP foi questionado por partidos de oposição, em razão de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que no dia 14 de maio decidiu limitar o uso de medidas provisórias para a abertura de crédito extraordinário.

Segundo informação divulgada pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o Executivo não pode simplesmente retirar a medida, sob pena de as ações adotadas no período em que ela vigorou perderem a validade. A solução encontrada foi enviar um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN).

Serão beneficiados cerca de 800 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas, das três Forças e de integrantes de 16 carreiras e categorias do funcionalismo público federal. Os recursos necessários à abertura do crédito decorrem de sobra de caixa do exercício financeiro de 2007.

Tramitação
Por se tratar de matéria orçamentária, o projeto será remetido à Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, deverá ser votado em sessão conjunta do Congresso Nacional.

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.