Conselheiro diz que FGTS deve facilitar compra de moradia

29/05/2008 - 15:52  

O representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Roberto Kauffmann, defendeu a modernização do FGTS para facilitar a compra de moradias. Ele citou o México como um modelo, pois o país, explicou, possui uma política mais acessível de concessão de cartas de crédito de habitação (somente em 2007, foram concedidas 2 mil cartas de crédito por dia naquele país).

Na audiência das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, Kauffmann informou que o México possui um fundo semelhante ao FGTS, sendo que o cotista mexicano tem uma senha de acesso para verificar a disponibilidade de saque, de subsídio para compra de habitação e de financiamento.

O representante do conselho curador afirmou ainda que é contra o uso de recursos do FGTS para operações em outras áreas, além de habitação, saneamento e infra-estrutura. Ele disse que os recursos deveriam ser utilizados mais para a construção de moradias do que para a compra de habitações prontas (atualmente, a proporção é de cerca de 50% para cada modalidade).

Kauffmann disse que também é necessária uma ação conjunta do Conselho Curador do FGTS, do Fundo Nacional de Habitação, dos estados e dos municípios para reduzir o déficit habitacional no País, que atualmente está em 7,9 milhões de habitações.

Reportagem - Paula Bittar/Rádio Câmara
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.