Agropecuária

Subcomissão aprova regras para rastreabilidade do gado

28/05/2008 - 20:21  

A Subcomissão Especial de Rastreabilidade, criada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, aprovou nesta quarta-feira anteprojeto que cria regras para a rastreabilidade do gado brasileiro. O texto do deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), relator da subcomissão, condensou todo o procedimento que já é realizado na marcação do gado bovino e bubalino (búfalos), mas que carecia de uma norma geral reguladora.

A Comissão de Agricultura vai analisar o texto na próxima semana. Se aprovado, começará a tramitar como projeto de lei da comissão.

Sisbov
Quem mais compra a carne brasileira no mercado externo é a União Européia, que exige que a carne seja rastreada desde o nascimento até o abate do animal. O governo federal já tem o Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), criticado por Lupion. Ele considera o sistema atual confuso e caro, principalmente para o pequeno produtor. Por causa de falhas no Sisbov, ressalta o deputado, a União Européia recomendou recentemente embargo à carne brasileira.

Obrigações
Na proposta aprovada, o produtor é obrigado a realizar alguns procedimentos, como marcar o gado - a fogo, com chip, tatuagem ou fotografia - e respeitar a Guia de Trânsito Animal (GTA), por exemplo. O deputado destaca que, além dessas fases obrigatórias, o governo não pode exigir que o produtor faça mais nada em relação à rastreabilidade do animal, a menos que o Poder Público arque com as despesas. Lupion afirmou que o anteprojeto é um reflexo do que já acontece no dia-a-dia da pecuária brasileira.

Notícias anteriores:
Agricultura terá comissão sobre rastreabilidade animal
Comissão quer resolver impasse sobre exportação de carne
Deputado sueco diz que embargo será resolvido em semanas
Agricultura cria grupo sobre sistema sanitário
Deputado quer sustar acordo bilateral por embargo à carne
Deputado critica suspensão da compra de carne brasileira

Reportagem - Adriana Magalhães/Rádio Câmara
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.