Sistema brasileiro está na contramão do mundo, diz Gerdau

28/05/2008 - 18:20  

Durante o debate desta quarta-feira na Comissão Especial da Reforma Tributária (PECs 233/08, 31/07 e outras), o empresário Jorge Gerdau, coordenador do movimento Ação Empresarial, elogiou a proposta em análise na Câmara, apesar de considerá-la insuficiente. Segundo ele, comparada a outros países, a estrutura tributária brasileira é burocrática, complexa, onerosa e estimula a corrupção. "O nosso sistema está na contramão do mundo", disse Gerdau, lembrando que atua como empresário em 14 países.

Ele afirmou que 150 países já adotam um tributo como o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), e que o imposto único com o mesmo fato gerador é um sistema consolidado.

Guerra fiscal
Para o presidente da Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Industrial (Adial/Brasil), José Alves Filho, a proposta vai tirar a autonomia dos estados. Ele disse que, se a reforma for aprovada, os estados não poderão definir as alíquotas de ICMS, o que considera um erro.

Segundo José Alves, o fundo de compensação de perdas do ICMS previsto na reforma não vai funcionar, assim como não funcionam as compensações da Lei Kandir.

O presidente da Adial também declarou ser contra o fim da possibilidade de os estados concederem subsídios. Ele lembrou que esse direito já é reconhecido pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e pelo Mercosul. "Nos Estados Unidos, 40% das unidades federativas praticam incentivos fiscais. A maior economia do mundo está errada?" questionou.

José Alves afirmou ainda que, no Brasil, os estados que concedem incentivos fiscais apresentam crescimento do PIB e arrecadam mais impostos. Para ele, a solução seria regulamentar esses incentivos, e não extingui-los.

Reportagem - Geórgia Moraes
Edição - Maria Clarice Dias

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.