Trabalho aprova fundo para incentivar ecoturismo no Brasil

23/05/2008 - 18:34  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou no último dia 14 o Projeto de Lei 3436/04, que cria o Fundo de Incentivo à Geração de Emprego por meio do Ecoturismo. De acordo com o texto, apresentado pelo deputado Carlos Souza (PP-AM), o objetivo do fundo é gerar emprego e renda, financiar as micro e pequenas empresas voltadas para o setor e divulgar o ecoturismo no Brasil e no exterior. Ele deverá ser mantido com recursos orçamentários, receitas patrimoniais e 60% do valor arrecadado com o pagamento de multas por crime ambiental.

O relator, deputado Eudes Xavier (PT-CE), que defendeu a aprovação, ressaltou que o turismo é um dos setores econômicos que mais emprega mão-de-obra. "Se considerarmos a diversidade de atrações existentes no Brasil, com destinos variados para o turismo, em geral, e o ecoturismo, em especial, teremos a dimensão que esse segmento pode alcançar em termos de geração de emprego e renda", observou.

No entanto, o relator destaca que os recursos do setor no Brasil ainda não são expressivos. Citando dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), o Brasil gerou US$ 4,3 bilhões em divisas, em 2006, com a visita de 5 milhões de estrangeiros. E a meta do Ministério do Turismo para 2010 é receber 7,9 milhões de visitantes e obter uma receita de US$ 7,7 bilhões.

Xavier ressalta que, apesar dos esforços do governo para incrementar o turismo, estudo da Universidade de Campinas (Unicamp) sobre competitividade concluiu que a atividade no Brasil ainda é amadora. O trabalho foi feito tendo como parâmetro a taxa de crescimento anual do setor e a sua participação no Produto Interno Bruto (PIB).

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Marta Suplicy pede prioridade para Lei Geral do Turismo
Comissão rejeita repasse do ICMS para o turismo
Chinaglia ressalta desenvolvimento do turismo no País
Fórum em defesa do turismo quer alterar lei geral
Ministra busca estrutura para turismo crescer na Amazônia
Comissão aprova incentivo ao turismo na Amazônia

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.