CCJ aprova uso obrigatório de airbags em carros

20/05/2008 - 19:43  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira o Projeto de Lei 1825/07, do Senado, que torna obrigatório o uso de airbag em todos os veículos produzidos no País. Pelo projeto, o equipamento deverá ser instalado nos dois bancos dianteiros (do condutor e do passageiro). A exigência não será aplicada aos veículos destinados à exportação. O relator, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), apresentou parecer favorável à proposta.

O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), a fim de incluir a nova exigência. Conforme o código, são equipamentos obrigatórios para os veículos o cinto de segurança, o encosto de cabeça e o dispositivo destinado ao controle de emissão de gases poluentes e de ruído.

Implantação gradativa
De acordo com a proposta, a exigência será progressivamente incorporada aos novos modelos de automóveis. O prazo começará a contar a partir do primeiro ano após a definição das especificações técnicas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O projeto atribui ainda ao Contran a responsabilidade pela elaboração do cronograma de implantação gradativa. Entretanto, o texto determina que, a partir do quinto ano após a definição das especificações pelo Contran, o equipamento será obrigatório para todos os automóveis zero quilômetro de modelos ou projetos já existentes e seus similares.

Tramitação
O projeto, que tramita em regime de prioridade, segue para votação do Plenário, juntamente com quatro apensados, que também foram aprovados pela comissão: PLs 25/03, 225/03, 1668/07 e 1822/07.

Notícias anteriores:
Câmara aprova ampliação de itens de segurança em carros

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.