Política e Administração Pública

Agricultura flexibiliza norma para desapropriação de terra

16/05/2008 - 20:12  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (14) o Projeto de Lei 78/07, do deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO), que torna mais flexíveis os parâmetros para definir os graus de ocupação e de produtividade da terra, no processo de desapropriação com fins de reforma agrária. O novo sistema tem como base laudo completo de avaliação técnico-agronômica, que leve em consideração a classe de capacidade de uso do solo, o clima, o nível de tecnologia e a situação do mercado.

A análise do conjunto de atividades do imóvel deverá considerar um prazo mínimo de três anos, para cultivos temporários, e de cinco anos, para cultivos permanentes e pecuária. Serão emitidos três laudos: um elaborado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); outro por agrônomo contratado pelo produtor; e o terceiro por perito indicado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

A Constituição proíbe o uso da propriedade rural produtiva na reforma agrária. A Lei 8.629/93, por sua vez, considera propriedade produtiva aquela com graus de utilização da terra igual ou superior a 80% e de eficiência na exploração igual ou superior a 100%, segundo índices fixados pelo Incra.

Equívocos
O relator da proposta, Duarte Nogueira (PSDB-SP), votou a favor do projeto, pois avalia que a nova sistemática de avaliação dos imóveis rurais sugerida corrige "os equívocos da legislação atual e torna o processo de investigação da produtividade mais justo". Ele lembrou que os critérios vigentes não levam em conta nem a sustentabilidade econômica dos projetos desenvolvidos nas propriedades rurais.

O autor do projeto, Leonardo Vilela, no mesmo sentido, argumenta que os agricultores são obrigados a produzir cada vez mais, ainda que sobrevenham circunstâncias adversas, como dificuldades de comercialização, disponibilidade de crédito e contingências climáticas. Duarte Nogueira considerou positivos os mecanismos que o projeto propõe para contornar essas supostas deficiências na apuração da produtividade da terra.

Outras mudanças
O relator também elogiou o dispositivo que permite aos ocupantes receber o título de posse de terras públicas logo após o término do prazo da Licença de Ocupação, prevista na Lei 6.363/76. Essa regra vale para áreas contínuas de até 100 hectares que tenham se tornado produtivas com o trabalho dos ocupantes e de suas famílias.

Por fim, julgou razoável a regra da proposta que limitou em cinco anos o período em que o governo federal poderá fazer investimentos em assentamentos. "A falta de emancipação dos assentamentos mostra alto grau de paternalismo e dependência de recursos públicos", disse o relator.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Bancada ruralista define projetos prioritários para setor
Agricultura aprova criação de cadastro de reforma agrária
Projeto permite pagamento em dinheiro por terra produtiva
Projeto cria sistema de indenização para produtores rurais
Comissão aprova mudança em regra sobre terra na fronteira
Reforma agrária pode ganhar imóveis de bancos estatais
MST acusa Justiça de dificultar a reforma agrária
Incra quer aprovação de PEC para facilitar desapropriação

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.