Política e Administração Pública

Deputado quer socializar divisão de royalties de petróleo

08/05/2008 - 21:28  

Em reunião, nesta quinta-feira, da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, o deputado Francisco Praciano (PT-AM) disse preferir que os royalties de petróleo e gás natural sejam distribuídos com base em princípios mais sociais do que técnicos. Ele é relator de três projetos que visam a mudar os critérios geográficos de distribuição dos recursos provenientes da indústria petrolífera. Somente no ano passado, foram distribuídos R$ 7,490 bilhões em royalties e o estado do Rio de Janeiro ficou, sozinho, com 68,2% desse total.

O parlamentar assinala que "mexer nessa situação é mexer num vespeiro", referindo-se aos estados e municípios que já contam com esses recursos em seus orçamentos. Segundo ele, a saída seria uma mudança gradual que não atingisse de imediato os atuais beneficiários dos recursos, mas que, futuramente, garantisse a distribuição a todos os municípios brasileiros. "Eu gostaria que esta Casa tivesse a coragem de enfrentar essa questão, respeitando hoje o planejamento dos municípios que têm grande volume de royalties, mas mudando de forma transitória e gradativa esse critério", acrescentou.

A reunião teve o objetivo de aprofundar a discussão dos projetos sobre o tema relatados pelo parlamentar. São eles os PLs 4359/01 e 4360/01, ambos do ex-deputado Feu Rosa, e o PL 7472/02, do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). Todas as propostas mudam a Lei 7.525/86.

Solução política
Segundo o diretor de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Luiz Paulo Souto Fortes, "mais do que técnica, a solução é política". A Lei 7525/86 é usada pelo IBGE como base para definir geograficamente as porções da plataforma continental que estão sob influência dos municípios costeiros, em cuja área há poços produtores marítimos de petróleo e gás natural.

As definições técnicas são enviadas à Agência Nacional de Petróleo, à qual cabe definir o cálculo dos royalties a que cada município tem direito. O IBGE só trabalha com os campos petrolíferos já em produção. "Qualquer alteração de critérios influiria na quantidade de royalties a serem distribuídos aos municípios. Em alguns casos, municípios ficariam fora e outros entrariam no lugar", assinalou o diretor.

Sugestões
O técnico do IBGE listou outras propostas que apresentam princípios não geográficos para dividir os royalties:
- O PL 166/07, do Senado, toma como base o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que distribuem recursos proporcionais ao número de habitantes; e
- Os projetos 299/07, do deputado Nelson Meurer (PP-PR), e 4887/05, da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), se baseiam no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada município.

Para o diretor da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Antônio Roberto Albuquerque Silva, é necessário mudar a Lei 7.525/86. "O ministério vê com simpatia a distribuição de uma parte dos recursos por meio de indicadores como o IDH e os municípios mais necessitados", disse.

Notícias anteriores:
Minas e Energia fiscalizará repasse de royalties pela ANP
Projeto destina royalties para pesquisa em biocombustível
Município produtor de biomassa pode ser compensado
PEC propõe fiscalização de recursos vindos de royalties
Royalties de petróleo poderão custear investimentos
Debatedores pedem critério misto para distribuir royalties

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.