Educação, cultura e esportes

COB: leis têm contribuído para evolução do esporte

07/05/2008 - 21:23  

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, ressaltou nesta quarta-feira, em audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto, a importância das leis aprovadas pelo Congresso para a preparação dos atletas que vão às Olimpíadas de Pequim (China). O presidente do COB disse que leis como a Agnelo Piva (Lei 10.264/01), a Lei de Incentivos Fiscais ao Esporte (11.438/06) e a Lei da Bolsa Atleta (10.891/04) foram fundamentais para o atual estágio de desenvolvimento do esporte.

Nuzman detalhou o planejamento do COB até agosto, quando serão realizados os Jogos de Pequim. O Brasil já tem 215 atletas de 25 modalidades classificados para as Olimpíadas e outras 88 vagas ainda poderão ser conquistadas. Mais do que o número de medalhas, Nuzman ressaltou a evolução qualitativa já obtida pelo País nas últimas competições, como as Olimpíadas de Atenas, em 2004, e os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no ano passado.

Medalhas
O presidente do COB não quis fazer previsões sobre a possibilidade de medalhas do Brasil em Pequim. "Não vamos crescer se não tivermos resultados qualitativos. Muitas vezes, uma equipe ou um atleta vai à olimpíada, mas seu melhor resultado não será uma medalha, será a evolução daquela modalidade. O número de medalhas serve para estatística de ranking, mas não para retratar a evolução qualitativa daquele esporte."

Segundo Nuzman, o primeiro ciclo de evolução do esporte começou com a Lei Agnelo Piva, aprovada em 2001, "que proporcionou a melhor preparação da história e dos recursos garantidos". "Houve a possibilidade de ter planejamento a médio e a longo prazos", ressaltou. O presidente do COB assinalou que hoje existem 30 equipes olímpicas permanentes; 710 atletas em 14 modalidades que têm centros de treinamento; 21 técnicos estrangeiros; intercâmbios internacionais; e a realização de eventos internacionais no Brasil.

Ainda como reflexo da Lei Agnelo Piva, Nuzman destacou que o Pan de 2007, no Rio, teve a maior delegação brasileira da história (660 atletas) e a melhor colocação em Pan (3° lugar, com 52 medalhas de ouro, 40 de prata e 65 de bronze), superando todas as metas previstas.

Destinação dos recursos
Atletismo e vôlei ficaram com a maior parte dos recursos arrecadados com a Lei Agnelo Piva. Já com a Lei de Incentivos Fiscais ao Esporte, o COB captou, neste ano, R$ 24 milhões da Petrobras para investir na preparação dos atletas que vão a Pequim.

Nuzman informou que o custo total da delegação brasileira em Pequim só será fechado após a definição do número de atletas (88 vagas ainda estão em disputa). Ele contou que, desde 2005, o COB já fez quatro visitas às cidades chinesas que sediarão os jogos para avaliar a aclimatação e a infra-estrutura que serão garantidas aos atletas.

Olimpíadas de 2016
O COB também concentra as ações para que o Rio de Janeiro sedie as Olimpíadas de 2016. No início de junho, o Comitê Olímpico Internacional (COI) fará a primeira eliminatória entre as sete cidades concorrentes, e Nuzman aposta que o Rio vai continuar na disputa. "Nós temos uma expectativa otimista. As equipes já estão trabalhando. O presidente Lula, o governador Sérgio Cabral e o prefeito César Maia, junto com o ministro [do Esporte] Orlando Silva, deram todas as garantias necessárias para o questionário. Garantias até superiores para mostrar disposição."

O otimismo de Nuzman é compartilhado pelo presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Albano Franco (PSDB-SE). "O Brasil está se preparando para disputar de igual para igual com a candidatura do Rio de Janeiro para sediar [as Olimpíadas de] 2016."

Na disputa pela sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio enfrentará Chicago (EUA), Madri (Espanha), Praga (República Tcheca), Tóquio (Japão), Doha (Qatar) e Baku (Azerbaijão).

Notícias anteriores:
Legislação esportiva terá comissão especial
Esporte não-olímpico poderá receber verba de fundo público
Comissão proíbe Bolsa-Atleta em caso de doping
COB: Execução dos projetos aumentou custos do Pan 2007
Ministro nega irregularidades nos preparativos do Pan

Reportagem - José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.