Bernardo: crise internacional não deve afetar alta do PIB

29/04/2008 - 20:10  

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira, em audiência pública da Comissão Mista de Orçamento, que a crise financeira internacional e o aumento dos preços do petróleo e dos alimentos não vão reduzir o ritmo da economia brasileira neste ano. O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê um crescimento de 5% para 2008 e 2009, número que ele espera ser mantido pela equipe econômica.

"Por enquanto não temos crise aqui", disse Paulo Bernardo. Ele afirmou que até o momento a crise está restrita às negociações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), onde a volatilidade marca os pregões desde março.

Prova também da vitalidade da economia brasileira, segundo o ministro, é que duas importantes agências internacionais de financiamento - o Japan Bank for International Cooperation (Jbic) e o European Investment Bank (EIB) - avisaram ao governo brasileiro que não vão reduzir suas aplicações no País por causa da crise financeira internacional, que tem epicentro nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Oportunidade
A crise e o risco de desabastecimento de alimentos no mundo foram os dois assuntos mais abordados pelos deputados e senadores na audiência. O ministro minimizou os efeitos sobre o País e disse que o Brasil está diante de uma oportunidade econômica, pois tem condições de aumentar a produção de alimentos e ganhar com a alta dos preços no mercado internacional.

Ele afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já encomendou aos ministérios da Agricultura e da Fazenda estudos para elevar a produção nacional de gêneros alimentícios acima do ritmo atual para aproveitar o momento econômico.

Apesar de traçar um cenário otimista na audiência, ele reconheceu que a crise financeira poderá adiar a obtenção pelo Brasil do "grau de investimento", uma classificação atribuída a países que carregam risco reduzido de inadimplência.

Notícias anteriores:
Parlamento do Mercosul aprova resolução pró-biocombustível

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.