CCJ aprova prazo para regulamentar criação de municípios

29/04/2008 - 16:36  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 100/07, do deputado Raul Henry (PMDB-PE), que proíbe a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios no País até que seja aprovada legislação complementar regulamentando os estudos de viabilidade municipal. O relator, deputado Roberto Magalhães (DEM-PE), acrescentou emenda determinando prazo até 2014 para a promulgação dessa lei.

A Constituição exige a aprovação de lei complementar como requisito à criação de municípios no País, além de plebiscito. Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), as leis estaduais que criaram municípios desde a Emenda Constitucional 15, de 1996, são inconstitucionais por ausência dessa legislação complementar. "Há duas decisões no Supremo, inclusive dando prazo ao Congresso para tomar providências, então encontrei esse caminho para proteger a Casa, mas também dar um limite definitivo à discussão", disse Magalhães.

O relator ressalta que o Congresso não deve ser inteiramente responsabilizado pela omissão. Em 2003, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLP) 41/03, do Senado, que acabou sendo vetado pelo presidente da República. Atualmente, 16 projetos procuram regulamentar a lacuna, todos apensados ao PLP 130/96, do ex-deputado Edinho Araújo.

Crescimento desordenado
Raul Henry destaca ser necessário "colocar um freio na criação e no desmembramento de municípios sem critérios", até que a matéria relativa ao tema seja definitivamente disciplinada.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 5.562 municípios no Brasil. Desses, cerca de 20% (1.307) foram criados depois da Constituição de 1988. Para o deputado, o número de novos municípios é muito elevado.

Tramitação
A proposta será analisada por uma comissão especial, antes de ser votada em dois turnos pelo Plenário.

Conheça a tramitação de PECs

Notícias anteriores:
Proposta proíbe criação de municípios em período eleitoral
Decreto estadual poderá desmembrar bairros limítrofes
PEC limita criação de município a número de comarcas
Projeto fixa prazo e normas para criação de municípios
Projeto impede mudança em município antes das eleições
PEC legaliza municípios criados entre 1996 e 2000
PEC valida a criação de 27 novos municípios

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.