Projeto prevê orientação da Previdência em hospitais

28/04/2008 - 17:50  

O Projeto de Lei 3180/08, do deputado Barbosa Neto (PDT-PR), propõe a atuação do serviço social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Previdência Social nos hospitais públicos para orientar os segurados sobre o direito ao benefício por incapacidade.

A proposta altera a Lei de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/91), que já prevê a competência do serviço social para esclarecer os beneficiários sobre seus direitos sociais e os meios de exercê-los. Esse serviço também deve estabelecer, em conjunto com os beneficiários, o processo de solução dos problemas que emergirem de sua relação com a Previdência, tanto no âmbito interno da instituição "como na dinâmica da sociedade".

O autor da proposta explica que as ações do serviço social são desenvolvidas por assistentes sociais das gerências executivas do INSS e das agências da Previdência Social. "Entretanto, são poucos os segurados que contam com o apoio desse serviço, seja em razão do desconhecimento de sua existência, seja pela dificuldade de acesso à localidade em que é prestado", argumenta o parlamentar.

Invalidez
Na avaliação do deputado, a dificuldade de obter as informações necessárias para exercício dos direitos sociais é muito evidente entre as pessoas diagnosticadas com alguma doença que gera invalidez temporária ou permanente, "pois estão em uma condição que as tornam mais frágeis, com dificuldades de compreensão e até mesmo de deslocamento".

Barbosa Neto argumenta que a atuação do serviço social dentro dos hospitais públicos vai assegurar o "efetivo exercício do direito à proteção social desses cidadãos, e de forma mais ágil". Além disso, acrescenta, evitará a atuação de intermediários que se beneficiam da falta de conhecimento desses segurados e cobram para auxiliá-los na obtenção dos benefícios.

Para o deputado, a medida beneficia o próprio INSS, que, "certamente com a orientação prévia do serviço social, processará requerimentos de benefícios com documentação mais completa, evitando as inúmeras diligências que atrasam o processamento desses pedidos e oneram a estrutura administrativa do instituto".

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Proposta cria serviço social obrigatório
Comissão aprova prazo para atendimento ao público

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3180/2008

Íntegra da proposta