Direitos Humanos

Projeto exige informação em braile em remédios e alimentos

25/04/2008 - 09:00  

O Projeto de Lei 2385/07, da deputada Ana Arraes (PSB-PE), exige que empresas produtoras de medicamentos, alimentos e material de limpeza utilizem a escrita em braile nas embalagens de seus produtos para fornecer informações básicas de uso do produto e prazo de fabricação e validade.

Segundo o projeto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será responsável por regulamentar e fiscalizar a aplicação da lei e também por multar e punir as empresas que não obedecerem à regra.

A Anvisa regulamentou, em novembro de 2007, o Decreto 5.296/04, que obriga a indústria farmacêutica a disponibilizar exemplares das bulas em braile para deficientes visuais, desde que haja solicitação. Ficam excluídos da lista os medicamentos de administração no paciente exclusiva a médicos e enfermeiros.

Reivindicação popular
Segundo a parlamentar, o projeto atende a reivindicações de vários Procons e de associações de portadores de deficiência visual. A deputada destaca que algumas empresas, "conscientes de suas responsabilidades sociais", já adotam o sistema braile em suas embalagens.

Ana Arraes ressalta que a Constituição tem entre seus princípios a garantia da cidadania e a erradicação da marginalização das pessoas. Ela diz também que é obrigação do Estado proteger e integrar socialmente as pessoas com deficiência. "A identificação dos produtos pelos deficientes visuais ficará mais fácil. Eles não precisarão depender de pessoas amigas para descobrir o que tomar ou o que comer nem vai haver confusão ao ministrar esses produtos", argumenta.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 24,5 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Desse total, 16,5 milhões são deficientes visuais (9,76% da população brasileira). Os dados são do Censo 2000.

Legislação atual
O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) exige informações claras e adequadas em língua portuguesa sobre os diferentes produtos e serviços, com descrição das características, composição, qualidade, preço e riscos que apresentem. Em Mato Grosso do Sul, a Lei Estadual 1.904/98 regulamenta a adaptação de listas de preços e cardápios em braile nos bares, restaurantes e estabelecimentos similares. No Paraná, as contas de luz passarão a ser emitidas com um demonstrativo dos gastos de eletricidade em braile, para os clientes com deficiência visual.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Chinaglia inaugura maquete tátil do Congresso
Proposta torna obrigatória impressão de leis em braile
Aparelhos elétricos poderão ter informações em braile
Constituição em braile poderá ser distribuída de graça
Remédios poderão ter informações em braile
Bibliotecas poderão ser obrigadas a ter bíblia em braile
Projeto exige adaptação de rede bancária aos deficientes
Governo pode criar acervo eletrônico de livros em braile
Escola pública poderá ter sala para deficientes visuais
Restaurante poderá ser obrigado a ter cardápio em braile
Projeto obriga uso de braile em etiquetas de roupa
Proposta obriga emissão de documentos de banco em braile

Reportagem - Adriana Resende/PT
Colaboração - Vicente Melo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2385/2007

Íntegra da proposta