Internautas sugerem plebiscito sobre mandatos

22/04/2008 - 18:28  

Em bate-papo promovido nesta terça-feira pela Agência Câmara com o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), relator das mais de 40 propostas de emenda à Constituição (PECs) que tratam da extensão de mandatos e do fim da reeleição, os internautas sugeriram a realização de um plebiscito sobre o tema.

João Paulo considera um plebiscito "perigoso", por estar sujeito à popularidade do presidente da República em exercício. "Estando o presidente em uma posição confortável perante a população, poderíamos aprovar a regra do terceiro mandato motivados pela circunstância do momento. Eu prefiro que regras que mexem com o poder sejam tratadas da forma mais serena e mais racional possível", afirmou.

No entanto, ele se disse favorável à idéia de um referendo, após a votação das PECs pelo Congresso: "Se for para consultar o povo, deverá ser feito como referendo, ou seja, aprova-se a matéria no Parlamento e consulta-se o povo se a matéria deve ser mantida ou revogada."

O deputado, porém, lembrou que o instrumento no âmbito da Câmara para aferir qualquer posição é o voto de cada deputado, eleito pela população para representá-la. "Qualquer matéria que chegue ao Plenário é votada e prevalece a maioria. O instrumento que o cidadão tem para eventualmente não concordar com o seu deputado é não votar nele na próxima eleição. Por isso, cada cidadão precisa acompanhar o exercício do mandato de cada deputado. Quando não concordar com a posição dele, deve expressar isso também no voto."

Terceiro mandato
Apesar de as PECs tratarem do fim da reeleição e do aumento de mandatos para haver coincidência entre as eleições estaduais, municipais e federais, um eventual terceiro mandato para a Presidência da República também foi debatido, em razão da iminência de uma PEC sobre o tema ser apresentada. Nesse caso, a nova PEC tramitará junto às propostas que João Paulo já relata. O deputado disse ser contra o terceiro mandato, mas favorável ao mandato de cinco anos. "Creio ser um bom tempo para realizar um programa de governo, sem a contaminação do desejo de buscar a reeleição a qualquer custo", respondeu ao internauta Marcelo.

Quanto à reeleição, João Paulo ponderou que o assunto não está amadurecido politicamente no País. "Esse tema não se consolidou ainda, mostrando inclusive que há práticas muitas vezes ruins para o jogo democrático e eleitoral. Como exemplo, posso citar a superexposição que um detentor de mandato e candidato à reeleição tem em período eleitoral", afirmou. João Paulo disse ainda: "Eu pessoalmente não acredito que isso seja salutar para a alternância e para o aparecimento de novas lideranças, que também são aspectos da democracia".

Em resposta ao internauta Marques sobre as sucessivas reeleições no Poder Legislativo, hoje permitidas, João Paulo argumentou que é preciso insistir na idéia da reforma política e "perseguir o ideal, que seria ouvir a população sobre essas eventuais mudanças". Ele ponderou que a possibilidade de um deputado ou vereador se eleger indefinidamente pode tanto levar a vícios quanto permitir a atuação por mais tempo de um parlamentar sério e experiente, citando como exemplo o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que está em seu terceiro mandato.

O internauta Uilton ponderou que o cidadão insatisfeito com o político não irá reelegê-lo. João Paulo, sustentando sua tese contrária à reeleição, ponderou que esse candidato terá um espaço privilegiado, uma cobertura maior, além de ter a própria máquina a seu favor na disputa eleitoral.

Leia a íntegra do bate-papo

Notícias anteriores:
Chinaglia afirma ser contra reeleição e terceiro mandato
PEC permite eleição de candidato sem filiação partidária
Proposta fixa mandatos de seis anos e proíbe reeleição
PEC acaba com reeleição para cargos do Executivo
PEC proíbe reeleição e fixa mandatos em cinco anos
Chinaglia diz que não haverá nova PEC sobre reeleição
PEC permite que estados alterem início de legislatura
PEC fixa posse de deputados estaduais em 1º de fevereiro
PEC prevê fim da reeleição para chefes do Poder Executivo
Eleições poderão ser unificadas em 2010

Da Redação
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.