Direitos Humanos

Comissão cobrará recomendações da ONU a direitos humanos

18/04/2008 - 17:03  

A Comissão de Direitos Humanos vai cobrar das autoridades brasileiras o cumprimento das recomendações feitas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para enfrentar as violações de direitos humanos no País. O Conselho de Direitos Humanos da ONU divulgou nesta semana relatório com 15 recomendações, aceitas publicamente pelo Estado brasileiro.

O documento reconhece que o Brasil tem tido avanços no combate à pobreza e à desigualdade social, mas recomenda maiores esforços nessa luta. O relatório também cobra medidas concretas para aprimorar as condições carcerárias e o acesso à Justiça. E pede maior rigor contra situações de abuso de poder e tortura, na intensificação do programa de reforma agrária e no respeito aos direitos de populações indígenas e afrodescendentes.

País mais justo
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), diz que as recomendações feitas pela ONU reforçam a luta por um país mais justo. "São temas recorrentes, que estimulam os deputados da Comissão de Direitos Humanos a cobrar mais das autoridades brasileiras, a fazer a legítima pressão. Essas recomendações da ONU fortalecem a nossa luta interna ao mostrar que nossos reclamos não são isolados, encontram eco inclusive em organismos internacionais."

Pompeo de Mattos lembra que em 2008 o mundo comemora 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos. De acordo com o deputado, é o momento ideal para que o Estado brasileiro estabeleça uma instituição nacional de direitos humanos, como recomendado pela ONU.

O relatório divulgado pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas faz parte do processo de Revisão Periódica Universal da situação sobre o tema. O Brasil será avaliado novamente em 2012.

Notícias anteriores:
Chinaglia promete votar Estatuto dos Povos Indígenas
Direitos Humanos fará relatório sobre tortura infantil
Direitos Humanos quer informações sobre mortos do Araguaia
Chinaglia destaca comissão para analisar estatuto racial
Direitos Humanos reclama à UE de tratamento da Espanha
Mattos: comissão vai atuar em problemas cotidianos
Direitos Humanos: deputado lista prioridades para 2008
Alta comissária da ONU cobra gravações de interrogatórios

Reportagem - Ana Raquel Macedo/Rádio Câmara
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.