Direitos Humanos

Câmara aprova inclusão de três projetos no Pronasci

16/04/2008 - 21:17  

O Plenário aprovou nesta quarta-feira a Medida Provisória 416/08, que inclui no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) três projetos retirados pelo Congresso na votação da MP 384/07, transformada na Lei 11.530/07. A matéria será analisada agora pelo Senado.

Reservista-Cidadão, Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo) e Bolsa Formação são os projetos incluídos na lei. Um acordo de lideranças que viabilizou a votação da MP exigiu a retirada do projeto Comunicação Cidadã-Preventiva, que estava no texto original. Esse projeto destinava-se a divulgar o Pronasci por meio de rádios comunitárias.

Ampliação
O deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) apresentou um projeto de lei de conversão, acatando diversas emendas. Ele incluiu a determinação de o Poder Executivo estender o Pronasci, progressivamente, às regiões metropolitanas de todos os estados até 2012, de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Outra mudança permite à União, estados e municípios autorizar o uso dos espaços ociosos de suas instituições de ensino para atividades do Pronasci nos fins de semana e feriados. Isso inclui, além das salas de aula, as quadras de esportes, piscinas, auditórios e bibliotecas.

Reinserção social
O Pronasci destina-se a articular ações de segurança pública nos estados por meio de convênios com a União, que repassará recursos para os projetos. O objetivo geral é reinserir na comunidade os jovens e adolescentes de 15 a 24 anos que moram na rua ou são egressos do sistema prisional.

Para isso, cada projeto tem um público definido a ser escolhido por meio de seleção pública, desde que os candidatos atendam aos critérios exigidos. Vítimas da criminalidade, mulheres em situação de violência e famílias expostas à violência urbana também serão atendidas.

No caso do Reservista-Cidadão, o público-alvo é o jovem recém-licenciado do serviço militar obrigatório. O trabalho articula jovens e adolescentes em situação de risco para incentivá-los a participar de outros projetos do Pronasci, aproveitando-se do conhecimento adquirido no serviço militar e reforçado por cursos. Outro objetivo é evitar que o ex-recruta seja aliciado pelo crime organizado. O bolsista receberá R$ 100 mensais.

Mulheres da Paz
O projeto Mulheres da Paz pretende capacitar as cidadãs socialmente atuantes em sua região para trabalhar em ações de emancipação feminina e de prevenção da violência contra as mulheres. Elas participam também da articulação com os jovens e adolescentes para sua inclusão nos programas de promoção da cidadania. Como incentivo, recebem R$ 190 mensais. A formação terá ênfase em temas como ética, direitos humanos e cidadania.

Tanto os ex-recrutas quanto as líderes comunitárias devem estimular os jovens a participar do Protejo. Por meio de ações culturais, educacionais e práticas esportivas que resgatem a convivência pacífica e a auto-estima, o Protejo tem o objetivo de incentivar a reinserção social dos jovens e adolescentes expostos à violência doméstica ou urbana.

Leia mais:
Relator estende bolsa para guardas civis municipais

Notícias anteriores:
Projeto cria ações para evitar criminalidade entre jovens
PSDB recorre ao STF contra MP do Pronasci
Secretário pede atuação mais incisiva por direitos humanos
Presídios femininos terão mais 5,5 mil vagas em 2008
CCJ aprova redução de pena para presidiário que estudar
MP do Pronasci fica com texto aprovado pela Câmara

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.