Chinaglia elogia acordo que permitiu aprovação

16/04/2008 - 18:10  

O relatório do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) que muda a tramitação das medidas provisórias foi aprovado graças a um acordo entre líderes da base aliada e da oposição. O presidente Arlindo Chinaglia, que participou das negociações, fez questão de ir pessoalmente à comissão especial, antes de iniciado o processo de votação. "Vivemos hoje um dia histórico. O acordo não atende individualmente a nenhum deputado, mas reflete a capacidade de negociação do Parlamento. A maturidade demonstrada nesse esforço conjunto merece um registro positivo", disse Chinaglia.
Apenas dois pontos ficaram de fora do acordo e serão resolvidos na votação em plenário. O primeiro trata da questão dos créditos extraordinários. O relatório de Picciani restringe a apresentação de MP sobre tema orçamentário. Pela proposta, as MPs poderão abrir créditos extraordinários apenas em casos de guerra, calamidade pública e comoção interna. Já os créditos suplementares, de acordo com o substitutivo, continuarão tramitando na forma de projeto de lei, mas poderão ser objetos de medida provisória se não forem incluídos na Ordem do Dia no prazo de 75 dias.

Insegurança jurídica
O outro ponto sobre o qual não existe acordo é a possibilidade de o presidente da República retirar a medida provisória, no prazo de quinze dias a contar da edição. Pelo texto de Picciani, a MP retirada perderá os efeitos desde sua edição. Os críticos dessa medida argumentam que essa possibilidade gera insegurança jurídica.

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.