Direitos Humanos

Câmara aprova Dia Nacional da Mamografia

11/04/2008 - 20:31  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem o Projeto de Lei 7370/06, do Senado, que institui o Dia Nacional da Mamografia, a ser comemorado em 5 de fevereiro. A proposta foi relatada pela deputada Maria do Rosário (PT-RS) e, como tramitava em caráter conclusivo, segue agora para sanção presidencial.

A mamografia é o método mais eficaz para a detecção do câncer de mama, que deverá vitimar cerca de 49 mil mulheres este ano, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Brasil, o acesso ao exame ainda é segmentado. A relatora espera que a aprovação do projeto mobilize a sociedade para garantir o acesso de todas as mulheres acima de 40 anos ao exame periódico.

De acordo com o Inca, a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos. A comemoração cai na mesma data em que os católicos festejam Santa Ágata, protetora contra as doenças mamárias e padroeira dos mastologistas.

Assistência farmacêutica
Outro projeto aprovado no mesmo dia (PL 7474/06) inclui no calendário oficial o Dia Nacional da Assistência Farmacêutica, a ser comemorado anualmente em 15 de setembro. A proposta é de autoria do presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia. Como a matéria tramitava em caráter conclusivo, segue para análise do Senado.

Chinaglia justifica a homenagem pela ampliação do papel dos medicamentos na terapêutica moderna. Como atesta o parlamentar, a assistência farmacêutica não se limita mais à distribuição ou aquisição de remédios, e caminha agora para a definição da "quantidade, tempo e dosagem suficientes para o tratamento, incluindo o recebimento de informações e o acompanhamento dos resultados inerentes à atenção à saúde".

O texto prevê a realização de atividades comemorativas, no âmbito do Sistema Único da Saúde (SUS) e de estabelecimentos de ensino, para promover a conscientização da população e dos profissionais da saúde sobre a importância dos temas relacionados à assistência farmacêutica.

O dia 15 de setembro foi escolhido por ter marcado o início da 1º Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, realizada em Brasília em 2003. O projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Silvinho Peccioli (DEM-SP).

Notícias anteriores:
Câmara aprova tratamento para câncer em mulheres
Equipamentos contra câncer de mama podem ser obrigatórios
Bancada feminina tentará aumentar número de mamógrafos

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta