Política e Administração Pública

Câmara aprova incentivos para preservação de florestas

11/04/2008 - 13:02  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na última terça-feira (8) o Projeto de Lei 708/07, do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que estende os incentivos especiais previstos pela Lei 8.171/91 aos produtores que adotarem técnicas de integração entre lavoura, pecuária e silvicultura (exploração de florestas). A lei normatiza a política agrícola do País.

A CCJ aprovou por unanimidade o parecer do relator, deputado Moreira Mendes (PPS-RO). Como a matéria tramita em caráter conclusivo, ela segue agora para o Senado Federal.

Assistência técnica
Entre os incentivos oferecidos pela lei estão a prioridade na obtenção de empréstimos de bancos oficiais, benefícios associados a programas de infra-estrutura rural e preferência na prestação de serviços oficiais de assistência técnica e fomento. Os agricultores também receberão apoio técnico no desenvolvimento de projetos de preservação ambiental.

Rodrigo Rollemberg lembra que a integração entre agricultura, pecuária e silvicultura é um avanço tecnológico que alia a eficiência econômica à proteção ambiental. Entre as técnicas utilizadas está a exploração, em uma mesma área, de lavoura, na época das chuvas, e da pecuária, na época da seca. Outra técnica é o sombreamento de lavouras, através do plantio de árvores, o que segundo ele também ajuda a atenuar os efeitos do aquecimento global.

Notícias anteriores:
Agricultura aprova incentivo para integração de atividades

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 708/2007

Íntegra da proposta