Agropecuária

Ministro quer plano para uso de área degradada na Amazônia

09/04/2008 - 21:25  

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse nesta quarta-feira que não é necessário derrubar nenhuma árvore para aumentar a produção agropecuária do País. Ele afirmou que a expansão dos cultivos pode ocorrer nos 165 mil km² de áreas já degradadas existentes em todo o Brasil. Stephanes participou de audiência pública sobre o desmatamento na Amazônia promovida pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.

"Nós temos muita área degradada a ser recuperada. O que precisamos é de um programa para isso. O segundo ponto é a pecuária. Enquanto ocupamos 50 milhões de hectares para a produção de grãos, nós ocupamos, para a pecuária, mais de 200 milhões de hectares. Ou seja: quem efetivamente usa terras no Brasil é a pecuária, em uma densidade de aproveitamento muito baixa", avaliou.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se disse favorável à idéia de Stephanes, que poderia ser viabilizada com o apoio de entidades como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Durante a reunião, a ministra e técnicos da área ambiental apresentaram as ações que vêm sendo desenvolvidas para reduzir os índices de desmatamento, que já resultaram na prisão de mais de 600 pessoas.

Processo continuado
Marina Silva destacou que os desafios para assegurar a queda dos níveis de desmatamento vão além da valorização das commodities no mercado internacional.

"O que nós queremos é que esse processo seja continuado e que também em 2008, a exemplo de 2007, tenhamos uma queda. O problema é que uma coisa é cair de 27 mil km² para 18 mil. Outra coisa é cair para 11 mil km², porque a situação vai ficando mais complexa", disse a ministra. "Voltamos a índices de desmatamento de 15 anos atrás, quando havia menos infra-estrutura e uma quantidade de pessoas bem menor na Amazônia. Imagine o que é chegar a esses mesmos patamares com aumento da infra-estrutura e da população e em pleno crescimento econômico", completou.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados no início deste ano registraram um aumento de 13% no desmatamento da Amazônia entre janeiro e fevereiro. Apenas entre agosto e dezembro de 2007, a floresta perdeu 3,235 mil km², o equivalente a 320 mil campos de futebol.

A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou a importância de dois ministros firmarem o compromisso com a preservação da floresta. Ela alertou, porém, que o combate ao desmatamento precisa estar vinculado a políticas de desenvolvimento para a região. "Não bastam ações emergenciais de curto ou curtíssimo prazo como estamos vivendo agora. É preciso haver uma política de desenvolvimento sustentável e medidas de médio e longo prazo", ressaltou.

Leia mais:
Debatedores criticam falta de políticas de desenvolvimento
Incra: desmatamento foi menor em assentamentos
Inpe explica como monitora desmatamento na Amazônia

Notícias anteriores:
Ibama entrará com ações contra campeões de desmatamento
Comissão rejeita compensação em dinheiro por desmatamento
Reserva florestal na Amazônia pode ser reduzida para 50%
Frente diz que falta vontade política contra desmatamento

Reportagem - Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.