Política e Administração Pública

Japão oferece a Chinaglia cooperação para trem-bala

01/04/2008 - 20:27  

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, encontrou-se nesta noite com o vice-ministro dos Transportes do Japão, Kousuke Shibata, e o embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi. O encontro foi acompanhado pelo presidente da Frente Parlamentar da Rede Ferroviária, deputado Jaime Martins (PR-MG).

A comitiva, que vai se reunir amanhã com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, manifestou o interesse do governo e de empresas japonesas de cooperar com o projeto do trem-bala entre Rio e São Paulo. Ainda foi sinalizada a possibilidade de se obter financiamento do Japão.

Trem para a Copa
O projeto do trem-bala tem custo previsto R$ 9 bilhões e levaria sete anos para ser concluído. No entanto, o deputado Jaime Martins afirma que seria possível entregar a obra já em 2014. "O trem-bala seria importante na ligação dos transportes durante a Copa do Mundo no Brasil", comentou.

O presidente da frente parlamentar considera o momento favorável para o investimento no projeto, diante da liquidez do mercado e a disposição para financiamento. "O governo federal está empenhado, mas ainda estamos atrasados nessa decisão", observou.

O projeto do trem-bala já foi incluído no Plano Nacional de Viação (PNV), por iniciativa de Jaime Martins. O plano ainda prevê ligações com trens de alta velocidade entre Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba.

Reportagem - Francisco Brandão
Edição – João Pitella Jr.

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.