Política e Administração Pública

Comissão conclui análise sobre privatização da Cemar

31/03/2008 - 14:12  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle concluiu as investigações sobre as conseqüências financeiras da privatização da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), ocorrida em 2004. No último dia 26, a comissão aprovou o relatório final do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), que considerou esclarecidos todos os pontos sobre a privatização e também sobre a crise financeira da empresa, que esteve sob intervenção do governo federal durante seis meses, em 2002.

O relatório teve origem na Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 4/03, do ex-deputado Wagner Lago. O relator informou que, ao longo do período de apuração, a comissão realizou audiência pública e examinou os relatórios financeiros da Cemar. Foram ouvidos representantes da Aneel, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e das Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás).

Leonardo Quintão disse que, a partir dessa análise, foi possível verificar que a transferência do controle acionário da Cemar, em abril de 2004, possibilitou à companhia empreender um processo de reestruturação financeira e operacional, com melhoria significativa de seus índices de eficiência e de seu desempenho operacional. No relatório, o deputado ressaltou que a Cemar teve aumento da capacidade de investimentos após a privatização, o que permitiu a expansão e modernização da rede de distribuição de energia elétrica.

Segundo o relatório, após a reestruturação financeira da Cemar, a empresa reduziu suas dívidas em 38%. "Esse processo, associado à implantação de novo modelo de gestão, aumentou a eficiência operacional e contribuiu para que a Cemar retomasse a sua capacidade de investimentos e tornasse suas operações lucrativas", concluiu o relator.

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.