Manter competitividade é desafio para quem reduziu jornada

27/03/2008 - 18:42  

O desafio de reduzir a carga de trabalho sem reduzir a competitividade foi um dos pontos mais analisados durante a audiência na qual foi debatido o Projeto de Lei 7663/06, que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

O assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) Marcos Verlaine afirmou que vários países desenvolvidos conseguiram manter a competitividade, mesmo com a redução das horas de trabalho - como Austrália, onde a jornada é de 35 horas semanais; Alemanha (40 horas); Canadá (31 horas), Espanha (35 horas) e Estados Unidos (40 horas).

Entretanto, a advogada da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Adriana Giuntino, lembrou que a França enfrenta hoje altos índices de desemprego, e Espanha e Canadá aumentaram a carga de trabalho para tentar aumentar a competitividade da economia.

Na mesma linha, o advogado Antonio Lisboa Cardoso, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), afirmou que a entidade é contra o projeto, porque ele impõe um tratamento homogêneo a setores heterogêneos. Alguns segmentos, como as micro e pequenas empresas, disse, não teriam condições de suportar os prejuízos com a redução da jornada de trabalho.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Rosalva Nunes

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.