Política e Administração Pública

Turismo rejeita repasses da loteria para clubes amadores

27/03/2008 - 16:29  

A Comissão de Turismo e Desporto rejeitou ontem o Projeto de Lei 1602/07, da deputada Jusmari Oliveira (PR-BA), que repassa às ligas de esporte amador 5% da arrecadação obtida em cada teste da Loteria Esportiva. Para tanto, a proposta reduz de 10% para 8% o percentual destinado aos clubes profissionais, e de 15% para 12% a parte dos recursos ao Ministério do Esporte.

A votação seguiu o parecer do relator, deputado Gilmar Machado (PT-MG). Ele disse que é ilógico reduzir os repasses para os clubes profissionais e beneficiar agremiações amadoras, que estão fora dos concursos da loteria. O repasse aos clubes, previsto na Lei Pelé (Lei 9.615/98), remunera o uso de suas denominações, marcas e símbolos nos concursos lotéricos.

Convênios
O deputado também considera inadequado retirar recursos do Ministério do Esporte para destiná-los às ligas amadoras na forma de receitas próprias, como prevê o projeto. Segundo ele, atualmente nada impede que times amadores recebam recursos do ministério por meio de convênios. "No contexto das finanças públicas, essa é a forma mais apropriada de repassar dinheiro público para instituições privadas. Os convênios permitem e facilitam a fiscalização", sustenta.

Tramitação
O projeto segue para análise nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.