Deputado pede envio da tabela de tarifas ao consumidor

26/03/2008 - 18:46  

O deputado Celso Russomanno (PP-SP) criticou a nomenclatura das tarifas bancárias que, segundo ele, impossibilita a comparação de preços pelos consumidores. Russomanno disse também que não basta que a tabela de tarifas seja fixada nas agências. Para ele, essa tabela precisa ser enviada a cada cliente.

Durante audiência na manhã desta quarta-feira na Comissão de Defesa do Consumidor, Russomanno destacou que o Banco Central precisa acompanhar o aumento das tarifas bancárias. Ele pediu ainda que o Procon envie à Câmara o valor acumulado do aumento das tarifas nos últimos anos para saber se esses aumentos foram abusivos. O deputado sugeriu que o Procon instaure processo administrativo para punir os infratores.

Novas regras
Na audiência, o deputado Cezar Silvestri (PPS-PR) afirmou que, apesar dos aumentos de tarifa, houve uma evolução das regras a partir das sugestões apresentadas no ano passado por um grupo de trabalho parlamentar. As sugestões foram encaminhadas ao Conselho Monetário Nacional e estão sendo implementadas pelo Banco Central.

Preço diferenciado
O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) questionou o fato de a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) admitir que o Banco Safra tenha tarifas mais altas porque seus clientes detêm maior poder aquisitivo. Para ele, todos devem ser tratados igualmente como consumidores, sejam clientes A ou B.

Já o deputado Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ) disse que não vê mérito nos bancos que diminuíram as tarifas, porque, segundo ele, há muito tempo as instituições bancárias ganham dinheiro às custas do consumidor.

Reportagem - Geórgia Moraes/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.