Relator vai sugerir fim do trancamento da pauta por MPs

18/03/2008 - 18:28  

O fim do trancamento da pauta de votações do Plenário por medidas provisórias é o ponto principal do substitutivo que o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 511/06, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), pretende apresentar na próxima semana na comissão especial que analisa o tema. Nesta terça-feira, em reunião da comissão, Picciani confirmou que vai propor o fim do trancamento, apesar do governo ser contrário à idéia. "A revogação desse mecanismo me parece o ponto fulcral do debate, do qual o Congresso não estaria disposto a abrir mão", disse.

De acordo com o relator, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, José Múcio Monteiro, com quem se reuniu na segunda-feira (17), afirmou que o Palácio do Planalto se preocupa com a possibilidade de as MPs deixarem de ter vigência imediata e com o fim do trancamento da pauta. Picciani disse ter garantido ao ministro que há consenso no Congresso sobre a manutenção da vigência imediata das MPs. Segundo ele, entretanto, será difícil impedir o fim do trancamento da pauta da Câmara e do Senado.

O relator destacou ainda que não vê possibilidade de o governo federal enviar uma proposta de mudança de rito das MPs ao Congresso, como temem muitos parlamentares. "Essa é uma questão decidida porque o problema impede que o Congresso exerça plenamente suas prerrogativas e seja efetivamente a Casa de ressonância dos anseios da sociedade", explicou.

Prazo ampliado
Segundo Leonardo Picciani, a proposta contida em seu relatório permite que a MP tramite sem, no entanto, trancar a pauta. Ela seria analisada pela Câmara por 60 dias, cinco dos quais para o juízo de admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Votada ou não, após esse período a MP seguiria para o Senado, onde poderia ficar 45 dias, cinco dos quais também para a determinação da admissibilidade.

Caso fossem feitas alterações no texto vindo da Câmara, ela voltaria a esta Casa por mais 15 dias. Se fossem decorridos os 120 dias sem votação, a proposta perderia a eficácia. "Porém, estamos fazendo essa alteração para que o Congresso vote, e não pensando em inviabilizar as medidas provisórias", argumentou Picciani.

O relator explicou que a divisão do prazo entre as duas Casas atende a uma reivindicação do Senado, que habitualmente vê transcorrer quase todo o prazo de análise, de 60 dias renováveis por mais 60, na Câmara. A garantia de que a MP seria votada, complementou, estaria no fato de ela entrar na pauta como o primeiro item. Dessa forma, a maioria dos parlamentares votaria a MP, se assim quisesse, mas também, no caso de haver consenso se determinada matéria deveria ter precedência, seria possível inverter a pauta para votar essa outra matéria antes da MP.

Picciani também anunciou que vai sugerir a supressão da comissão especial que atualmente deve analisar a medida provisória antes do Plenário. Na prática, afirmou, isso não acontece. A intenção do parlamentar é incluir no relatório as posições majoritárias sobre a tramitação de MPs, e ainda não há nada resolvido sobre a questão dos créditos orçamentários.

Leia mais:
Medidas correm risco de não ser votadas, diz Genoíno

Notícias anteriores:
Oposição quer pausa em MPs até que elas tenham nova regra
CCJ aprova admissibilidade de PEC que muda regras das MPs
Comissão estuda limitar edição de MPs por período
Chinaglia defende soberania do Legislativo
Plenário pode votar já em abril novas regras para MPs
Chinaglia vai acompanhar propostas de mudanças em MPs
Prazo para emendar PEC que muda rito de MPs termina sexta
DEM defende fim do trancamento de pauta por MP
Acordo com senadores vai acelerar análise de PEC sobre MPs
Vaccarezza presidirá e Picciani relatará comissão das MPs
Mudança no trâmite de MPs será prioridade em 2008

Reportagem - Vania Alves
Edição - Rosalva Nunes

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.