Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto cria novas exigências para conselheiro tutelar

14/03/2008 - 10:38  

O Projeto de Lei 2602/07, do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), cria três novos critérios para seleção de integrantes dos conselhos tutelares, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90). Pela proposta, os candidatos devem residir no município há no mínimo dois anos, ter nível médio ou equivalente e experiência anterior com atendimento a crianças e adolescentes e a seus familiares.

Atualmente, para ser integrante dos conselhos, o Estatuto exige que os interessados tenham reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos e residam no município.

Duarte Nogueira explica que ao conselheiro cabe atender crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados, receber denúncias de maus-tratos e aconselhar pais e responsáveis.

De acordo com o deputado, a execução adequada dessas atribuições exige mais experiência. Assim, as novas exigências visariam à formação de "um órgão de defesa mais experiente e mais próximo dos anseios e das particularidades dos jovens e de suas famílias".

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova telefone exclusivo para conselho tutelar
Comissão rejeita dispensa de conselho municipal da criança
Projeto exige cursos para integrante de conselho tutelar
Seguridade aprova eleição direta para conselho tutelar

Reportagem - Maria Neves
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2602/2007

Íntegra da proposta