Política e Administração Pública

Câmara e Senado destacam luta e conquistas femininas

11/03/2008 - 17:37  

A Câmara e o Senado realizaram nesta terça-feira sessão solene conjunta em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, lembrou a sessão feita pela Casa no último dia 5 e destacou a emoção de ter recebido os filhos da ex-deputada Ceci Cunha, assassinada em Maceió (AL) há nove anos. Ela foi agraciada postumamente com o prêmio Carlota Pereira de Queirós, concedido pela Câmara a mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação. Chinaglia reafirmou que uma comissão de deputados acompanhará o julgamento dos acusados do assassinato.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, citou a luta de Bertha Lutz pelo voto feminino e disse que as conquistas das mulheres na vida política, embora ainda não sejam numerosas, têm qualidade. "Ainda são poucas as mulheres no Senado, mas as deputadas e senadoras têm dado tudo de si para o cumprimento de suas missões", afirmou. Cinco mulheres foram homenageadas na sessão com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, que leva o nome de uma das pioneiras do feminismo no Brasil, eleita deputada em 1936.

Coordenadora da bancada feminina da Câmara, a deputada Sandra Rosado (PSB-RN) citou entre as conquistas femininas a maior participação na vida política e na administração pública, mas enfatizou que ainda são muito poucas as mulheres que ocupam cargos legislativos, governamentais ou sindicais. "Somos 46 em 513 deputados, muito pouco para representar metade da população e do eleitorado", ressaltou Sandra, que voltou a defender cargos para a bancada feminina na composição das mesas diretoras da Câmara e do Senado.

Presidente do conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) pediu uma pauta voltada para o atendimento das demandas femininas.

Células-tronco
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu a liberação das pesquisas com células embrionárias humanas, tema de ação que está sendo julgada no Supremo Tribunal Federal (STF). Dilma entregou à geneticista Mayana Zatz, uma das defensoras da pesquisa, o diploma Bertha Lutz. Ela homenageou ainda Terezinha Zerbini, que se destacou como líder do Movimento Feminista pela Anistia e recebeu um prêmio especial. As duas, lembrou a ministra, foram colegas de prisão durante a ditadura militar.

Também receberam o diploma Bertha Lutz a escritora Rose Marie Muraro, considerada uma das mais importantes pensadoras feministas do Brasil; a ex-deputada Jandira Feghali, hoje secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói (RJ); Alice Editha Klausz, que se formou no primeiro grupo de aeromoças da Varig e, após a aposentadoria, trabalhou como voluntária nos vôos do Programa Antártico Brasileiro; e a parteira Maria dos Prazeres Souza, presidente da Associação das Parteiras de Jaboatão dos Guararapes (PE).

Discursaram ainda na sessão em homenagem às mulheres as deputadas Elcione Barbalho (PMDB-PA), Íris de Araújo (PMDB-GO), Fátima Bezerra (PT-RN), Jusmari Oliveira (PR-BA) e Janete Capiberibe (PSB-AP).

Notícias anteriores:
Semana da mulher já obteve avanços
Bancada feminina entrega propostas prioritárias a Lula
Deputada pede ajuda para combater violência contra mulher
Ministra anuncia na Câmara novo plano para mulheres
PEC estabelece reserva obrigatória de cargos para mulheres

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Rosalva Nunes

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.