Trabalho, Previdência e Assistência

Presídios poderão ter centros de saúde e ambulatórios

07/03/2008 - 20:31  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2574/07, da Comissão de Legislação Participativa (CLP), que determina a criação de centros de saúde nos presídios com mais de 100 internos e a garantia de atendimento ambulatorial, na própria unidade, nas prisões com até 100 detentos.

A equipe dos centros de saúde, de acordo com o projeto, terá uma jornada de trabalho de 20 horas semanais e deverá ser integrada por médico, enfermeiro, dentista, psicólogo, assistente social, auxiliar de enfermagem e auxiliar de consultório dentário. Já os profissionais do atendimento ambulatorial, nas prisões com até 100 detentos, terão que cumprir carga horária mínima de quatro horas semanais.

A CLP lembra que, em geral, os serviços de saúde hoje prestados aos presos se limitam a um precário atendimento curativo e de emergência. O projeto tem o objetivo de fazer com que a assistência à saúde prisional seja ampla e integrada, composta por ações de prevenção associadas aos procedimentos curativos e de recuperação.

O projeto é uma sugestão do Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro.

Tramitação
Antes de ir a Plenário, a matéria será examinada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão rejeita política de saúde para presidiárias

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2574/2007

Íntegra da proposta