Cidades e transportes

Deputados avaliam efeitos de CPI sobre o setor aéreo

06/03/2008 - 22:07  

Deputados da extinta Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea avaliaram, nesta quinta-feira, os balanços positivos sobre o tráfego aéreo apresentados pela Infraero e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo eles, a boa situação atual se deve em parte ao trabalho da CPI, mas ainda há a providências a serem tomadas. Nesta semana, a Infraero classificou como "um sucesso" a Operação Verão, feita entre 21 de dezembro de 2007 e primeiro de março deste ano.

Em fevereiro, a Anac já havia detectado redução nos atrasos de vôos e uma situação bem mais tranqüila no tráfego, o que atribuiu ao aumento da fiscalização e à racionalização do número de pousos e decolagens no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Para o relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), a CPI ajudou o Brasil a adquirir maturidade no setor. "Ela contribuiu porque trouxe à tona o debate sobre a crise que acontecia e permitiu que, a partir dessa discussão, surgissem propostas hoje implementadas nos aeroportos", disse. "É bom comemorar o que assistimos neste momento; por outro lado, devemos ficar atentos e encaminhar as propostas que foram apresentadas na CPI para que não se viva mais uma crise no futuro", completou.

Marco Maia está preocupado com o déficit de cerca de R$ 2 bilhões em investimentos em infra-estrutura aeroportuária, detectado pela CPI e ainda não solucionado.

Problemas pendentes
Já o autor do requerimento que deu origem à CPI, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), teme que o atual bom momento seja passageiro, diante de problemas estruturais ainda presentes. "Pode ser uma bolha de tranqüilidade. O que me preocupa é o governo mais uma vez autorizar, por meio do Ministério da Defesa, a liberação do aeroporto de Congonhas para fazer conexões", afirmou.

Segundo ele, os controladores de vôo são mantidos sob regime militar, numa situação muito precária. "Não houve o debate sobre a desmilitarização, que era uma demanda importante. E temos dificuldades com a questão dos equipamentos. Então, muita coisa ainda precisa ser feita. Espero que outras medidas sugeridas pela CPI sejam tomadas", ressaltou.

Notícias anteriores:
Familiares de vítimas de vôo da TAM pedem apoio da Câmara
Oposição apresentará votos contra relatório da crise aérea
Relatório não apontará responsáveis por acidente da TAM
Infraero: Copa exigirá mais investimentos nos aeroportos
Investigação de acidente aéreo poderá ter lei específica
Deputados pedem mais recursos para as Forças Armadas
CPI da Crise Aérea aprova relatório; oposição protesta

Reportagem - José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.