Sandra Rosado cobra mais espaço para mulheres na política

04/03/2008 - 20:45  

Durante o bate-papo da Agência Câmara, nesta terça-feira, a coordenadora da bancada feminina, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), foi enfática ao defender maior participação das mulheres na vida pública. "Infelizmente, ainda há pessoas neste País que acreditam que mulher não combina com política. Eu acho exatamente o contrário: as mulheres devem participar cada vez mais porque são sensíveis, lutadoras, corajosas e têm os mesmos direitos dos homens", reforçou. Segundo ela, a presença feminina na política ainda é pequena porque faltam incentivos dos partidos e recursos para garantir as campanhas.

Sandra Rosado disse que as próprias mulheres também precisam mostrar a vontade de não serem mais meras coadjuvantes, partindo para a conquista dos seus espaços políticos. "Claro que ainda existem várias barreiras a serem derrubadas, como o preconceito, mas essa é uma luta que depende de cada uma de nós", avaliou.

Mulher na Presidência
A internauta Lola pediu a opinião da deputada sobre a eventual candidatura de uma mulher à Presidência da República, e citou como exemplo a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. De acordo com Sandra Rosado, a ministra está à altura do cargo, assim como diversas outras mulheres. "Mas não podemos ficar só na conversa; temos que partir para a ação e lançar muitas mulheres para concorrer à Presidência", afirmou.

Na Câmara, segundo a deputada, há mulheres em cargos de destaque no plano administrativo, mas a bancada feminina ainda é pequena. "Somos 46 e isso representa menos de 10% da Casa. Precisamos incentivar a inserção da mulher na política, para haver maior representatividade nos cargos de maior relevância, como as presidências de comissões. A nossa maior bandeira é conquistar um espaço na Mesa Diretora; é uma luta antiga que esperamos vencer."

Da Redação - JPJ

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.