Agropecuária

Projeto suspende demarcação de terra indígena no Pará

22/02/2008 - 08:48  

Tramita na Câmara o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 393/07, que suspende a demarcação administrativa da Terra Indígena Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará. De autoria do deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA), a proposta susta os efeitos de decreto do presidente da República de 19 de abril de 2007, que destinou a área ao grupo indígena Parakanã.

Segundo o deputado, o ato do presidente da República, "sob o pretexto de assegurar o direito dos índios, incluiu no perímetro da demarcação as terras ocupadas por agricultores".

Marinho ressalta que a área demarcada, com a extensão de 773 mil hectares, inclui uma região de "intensa pressão demográfica", compreendida pelas localidades do "Paredão" (Vila Taboca), "Viado Queimado", "Barra Mansa" e "São Francisco". As terras, segundo o parlamentar, são ocupadas por cidadãos carentes e agricultores sem-terra assentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) há vários anos.

Reuniões
O autor do projeto destaca que várias reuniões foram realizadas durante o processo administrativo de demarcação, com a participação de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério da Justiça, das autoridades locais, das populações não indígenas e de parlamentares.

Segundo ele, o governo não quis negociar com as demais populações, apesar de os próprios índios terem se disposto a conversar. "O ato presidencial foi, portanto, altamente lesivo aos justos interesses econômicos e sociais do estado do Pará e de sua população", afirma. Zequinha Marinho ressalta que a demarcação extinguiu as áreas de agricultura familiar, fundamentais para a sobrevivência de centenas de famílias.

O parlamentar destaca ainda que a jurisprudência já prevê a ação do Congresso caso o Poder Executivo exorbite suas funções.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Direitos Humanos e Minorias; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Notícias anteriores:
PEC submete ao Congresso decisão sobre terras indígenas
Projeto vincula desocupação de área indígena a indenização
Portaria que deu terra à tribo Terena poderá ser suspensa
Lideranças indígenas pedem aprovação de estatuto
Agricultura aprova fim de áreas indígenas em SC
Proposta susta efeitos de ato da Funai sobre área indígena
Congresso poderá decidir demarcação de terras indígenas
PEC submete ao Congresso demarcação de área indígena
Comissão muda regras para demarcação de terras indígenas

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 393/2007

Íntegra da proposta