Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto cria ações para evitar criminalidade entre jovens

18/02/2008 - 13:30  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2313/07, do Executivo, que altera a Lei 11.530/07, que criou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A proposta reduz de 29 anos para 24 anos o limite de idade do jovem atendido pelo Pronasci e institui os projetos Reservista-cidadão, Proteção de Jovens em Território Vulnerável, Mulheres da Paz e Comunicação Cidadã Preventiva.

O Projeto Reservista-cidadão vai capacitar os jovens recém-licenciados do serviço militar obrigatório para atuar como agentes comunitários. Na exposição de motivos, o Ministério da Justiça explica que, com a medida, pretende-se evitar que esses jovens sejam aliciados pelo crime organizado.

No caso do projeto Mulheres da Paz, o ministério vai capacitar mulheres líderes comunitárias para identificar os jovens com os quais o Pronasci vai trabalhar. Elas receberão treinamento em áreas como ética, direitos humanos e cidadania e vão atuar junto a jovens de 15 a 24 anos em situação de risco social ou em conflito com a lei, para sua inclusão e participação em programas sociais de promoção da cidadania.

O Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável vai cuidar da formação e inclusão social de jovens e adolescentes expostos à violência doméstica ou urbana ou moradores de rua. Já o Projeto Comunicação Cidadã Preventiva visa promover e divulgar ações educativas e motivadoras para a cidadania.

O objetivo do ministério é integrar todos esses projetos às ações já desenvolvidas no âmbito do Pronasci. A intenção é ampliar os programas de caráter preventivo para evitar o envolvimento de jovens com o crime.

Tramitação
A proposta será analisada por uma comissão especial, antes de ser votada pelo Plenário.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2313/2007

Íntegra da proposta