Política e Administração Pública

Esporte não-olímpico poderá receber verba de fundo público

07/02/2008 - 20:19  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Reunião Extraordinária. Dep. Gorete Pereira (PR-CE)
Gorete Pereira: as modalidades esportivas não-olímpicas há muito ressentem-se da falta de recursos, pois não gozam da mesma visibilidade, nem são beneficiadas com recursos públicos

O Projeto de Lei 2225/07, da deputada Gorete Pereira (PR-CE), cria o Fundo de Apoio ao Esporte Não Olímpico (FNO), a ser gerido pelo Ministério do Esporte, para dar apoio financeiro ao esporte de rendimento nas modalidades não-olímpicas. De acordo com a proposta, o fundo deverá ser constituído por dotações orçamentárias e por 10% dos recursos destinados ao esporte pela Lei Agnelo Piva (10.264/01), além das doações e de eventuais recursos de outras fontes.

Nova divisão
Atualmente, 85% dos recursos da Lei Agnelo Piva vão para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e os restantes 15% para o Comitê Paraolímpico. O projeto propõe que os 10% destinados ao FNO sejam retirados dos recursos do COB, que cairiam para 75%, mantidos os mesmos 15% do Comitê Paraolímpico.

Segundo a deputada Gorete Pereira, as modalidades esportivas não-olímpicas há muito ressentem-se da falta de recursos, pois não gozam da mesma visibilidade, nem são beneficiadas com recursos públicos.

Futsal, peteca e capoeira
Entre as modalidades não-olímpicas que deveriam ser apoiadas, a deputada cita três bastante praticadas no Brasil: o futsal (futebol de salão), a peteca e a capoeira. Segundo Gorete Pereira, essas modalidades esportivas despertam o interesse do torcedor brasileiro, apesar da falta de apoio público às suas federações. "As modalidades não-olímpicas também desejam e merecem receber o impulso que as demais têm recebido, e os atletas não-olímpicos merecem o reconhecimento do Estado", sustenta a deputada.

Tramitação
Sujeito à análise em caráter conclusivo, o projeto deverá ser votado pelas comissões de Turismo e Desporto; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto destina verbas para ligas amadoras de esporte

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2225/2007

Íntegra da proposta