Política e Administração Pública

PEC acaba com monopólio da União na exploração de urânio

06/02/2008 - 15:35  

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/07, do deputado Rogério Lisboa (DEM-RJ), acaba com o monopólio da União na exploração do urânio e abre o mercado de pesquisa e lavra de minérios e minerais nucleares para empresas privadas. O autor observa que a crescente demanda mundial por energias menos poluentes tem tornado a energia nuclear uma das opções mais adotadas em diversos países.

Os estudos de prospecção e pesquisas geológicas para identificação de urânio no território nacional foram realizados em apenas 25% do território nacional no início dos anos 80. "Desde então, não se investe um centavo em prospecção de urânio", lamenta o deputado. Lisboa lembra que o Brasil tem a sexta maior reserva geológica de urânio do mundo.

Demanda crescente
O deputado ressalta que a demanda por urânio no Brasil tende a crescer nos próximos anos com a aprovação da usina Angra 3. "Com a evolução no planejamento de instalações nucleares, não há recursos para novas prospecções", observou.

A abertura do mercado tem o potencial de gerar resultados expressivos, na expectativa do parlamentar. Ele espera que os ganhos na área sejam semelhantes aos obtidos com a flexibilização do monopólio do petróleo.

A exportação seria outro destino para o minério, caso seja aprovada a flexibilização do monopólio. A Companhia Vale do Rio Doce e outras mineradoras poderão exportar até 100 mil toneladas por ano - ou algo em torno de US$ 6 bilhões. "Este novo negócio geraria divisas significativas para o País, aumentaria a arrecadação de impostos e royalties, geraria milhares de empregos e ajudaria a acelerar o crescimento da economia nacional", pondera.

Tramitação
A admissibilidade da PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, a proposta será submetida a uma comissão especial, antes de seguir para votação do Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação das PECs

Notícias anteriores:
Parlamentares apóiam projeto de energia nuclear da Marinha
Comissão aprova convenção contra terrorismo nuclear
Comissão aprova monitoramento de radiações ionizantes
Eletronuclear quer expansão do urânio na matriz energética
Angra III pode incorporar sugestões da Câmara
Relatório sugere mais fiscalização do setor nuclear

Reportagem - Vania Alves
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 171/2007

Íntegra da proposta