Parlamentares devem retornar da Antártida na quinta-feira

29/01/2008 - 18:00  

Os treze parlamentares que estão retidos na Antártida devem regressar ao Brasil na próxima quinta-feira (31). Se as condições climáticas forem favoráveis, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) vai buscá-los amanhã e desembarcará no Rio de Janeiro na quinta-feira à noite.

O vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), afirmou hoje que não há motivo para preocupação com o bem-estar da comitiva de parlamentares que, desde o último dia 24, espera pela melhoria das condições meteorológicas na Antártida para retornar ao Brasil.

Mau tempo
"Onde estamos, as decolagens e aterrissagens estão proibidas para qualquer tipo de aeronave. Nenhum avião pode subir ou descer pois o céu está totalmente fechado. Quando viajamos, estávamos cientes de que poderíamos pegar o mau tempo. Não há alarde pois não temos problema algum. Estamos bem acomodados e há alimentação suficiente. O procedimento da Marinha está perfeito. Agora, precisamos aguardar. Se tudo der certo, quinta-feira à noite desembarcarmos no Brasil", adiantou.

Tripoli também contou que, apesar das baixas temperaturas, está podendo acompanhar o trabalho das bases do Uruguai, Rússia e Polônia. "Fizemos alguns deslocamentos e monitoramos as pesquisas dos cientistas de outros países. Pude constatar que boa parte do ciclo de mudanças climáticas se deve às iniciativas do ser humano, principalmente pela emissão de monóxido de carbono", afirmou. Segundo o parlamentar, o degelo tem aumentado significativamente em determinadas regiões e há rios formados somente por água de calotas polares derretidas.

Experimentos científicos
Durante a missão oficial, os parlamentares conheceram o funcionamento dos estudos promovidos pela Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), base brasileira na Antártida. "Cerca de 40 cientistas chegaram conosco para fazer pesquisas com as espécies locais, microorganismos e vegetação. Todos esses experimentos são desenvolvidos com tecnologia nossa. Daí a importância de o governo brasileiro manter um apoio sistemático", enfatizou.

Para Tripoli, o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) proporciona a cooperação da Comunidade Antártica Internacional e demonstra, com transparência, o interesse no futuro do Continente Antártico.

Além de Tripoli, fazem parte da comitiva o relator da Comissão Especial Mista de Mudanças Climáticas, senador Renato Casagrande (PSB-ES); e os deputados Moreira Mendes (PPS-RO), Lelo Coimbra (PMDB-ES), Colbert Martins (PMDB-BA), Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), Paulo Teixeira (PT-SP), Jorginho Maluly (DEM-SP), Maria Helena (PSB-RR), Fábio Ramalho (PV-MG), Luciano Pizzatto (DEM-PR), Fernando Chucre (PSDB-SP) e Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ).

Notícias anteriores:
Parlamentares continuam detidos na Antártida por mau tempo

Da Redação/ RCA

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.