Parlamentares continuam retidos na Antártida por mau tempo

28/01/2008 - 18:07  

Permanecem na Antártida 12 deputados e 1 senador que acompanham a expedição brasileira no continente. Os parlamentares, que ainda não conseguiram voltar por causa das condições climáticas na região, participam da expedição oficial desde a última terça-feira (22) e estão hospedados na base chilena à espera do embarque. O vôo seguirá para Punta Arena (Chile), para depois chegar ao Rio de Janeiro.

De acordo com informações da Marinha, o retorno pode ocorrer a qualquer momento, caso haja condições de pouso em segurança. Inicialmente, o retorno estava previsto para sexta-feira (25).

Proantar
Os deputados e o senador acompanham o trabalho desenvolvido na Estação Antártica Comandante Ferraz, sede das atividades brasileiras do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), a convite da Marinha do Brasil, por meio da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM). O objetivo é incentivar a troca de informações e o apoio logístico à estação.

Participam da delegação o relator da Comissão Especial Mista de Mudanças Climáticas, senador Renato Casagrande (PSB-ES); e o 2º vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP). Também compõem o grupo os deputados Moreira Mendes (PPS-RO), Lelo Coimbra (PMDB-ES), Colbert Martins (PMDB-BA), Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), Paulo Teixeira (PT-SP), Jorginho Maluly (DEM-SP), Maria Helena (PSB-RR), Fábio Ramalho (PV-MG), Luciano Pizzatto (DEM-PR), Fernando Chucre (PSDB-SP) e Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ).

Eles fazem parte da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Proantar e foram conhecer as pesquisas realizadas na região, como a influência das mudanças climáticas no degelo e na fauna.

O Proantar integra o programa antártico mundial e custa cerca de R$ 20 milhões do Orçamento da União. A maior parte dessa verba vem de emendas parlamentares. O deputado Maluly lembra que o Brasil está no programa há 25 anos e diz que o dinheiro vem sendo muito bem aplicado. "Temos pesquisadores de alto nível de todo o Brasil. No futuro, só terão direito a participar do Conselho Mundial de Gestão do Programa Antártico Mundial as nações que tiverem envolvidas na defesa desse continente. É nesses projetos e o Brasil está envolvido e com muita competência".

Jorginho Maluly informou que os parlamentares estão bem e esperam retornar ainda hoje ao Brasil. "Infelizmente aqui as condições climáticas são muito radicais, elas se alteram em termos de visibilidade. Por isso, não foi possível ainda o pouso da aeronave que vem do continente."

Notícias anteriores:
Parlamentares visitam estação brasileira na Antártida

Da Redação/ RCA

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.