Agropecuária

Ministério Público poderá propor ação de usucapião urbana

25/01/2008 - 19:13  

O Ministério Público poderá propor ação de usucapião especial para beneficiar comunidades de baixa renda que residem em áreas urbanas. A determinação consta no Projeto de Lei 1983/07, que altera o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01). O estatuto já permite que as ações de usucapião sejam interpostas pelos moradores ou pelas associações comunitárias juridicamente constituídas.

A proposta é oriunda da Comissão de Legislação Participativa da Câmara e foi sugerida pela Associação Paulista do Ministério Público (APMP). A entidade ressalta que o Ministério Público tem presença garantida por lei em ações que envolvem conflitos fundiários e considera importante estender essa prerrogativa às questões de áreas urbanas.

A usucapião especial de imóvel urbano é uma figura jurídica criada pelo Estatuto da Cidade. O artigo 10 da lei permite que moradores carentes de áreas urbanas com mais de 250 metros quadrados requeiram a posse depois de cinco anos ininterruptos e sem oposição de uso. A figura foi criada com o objetivo de dar uma função social à propriedade.

Tramitação
Antes de ir ao Plenário, a proposta será examinada nas comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1983/2007

Íntegra da proposta